terça-feira, 31 de março de 2009

Lynn Canion park

Esta semana o sol ja nos presenteou duas vezes com a sua presença. Ô coisa boa !!! Aproveitando isso, no último domingo resolvemos passear um pouco por vancouver. Fomos conhecer o Lyin Canion park. Um parque em North Vancouver que eu recomendo a todos.

O lugar tem uma floresta linda com cachoeiras e um lago bem legal. A cor da água foi o que mais chamou nossa atenção: verde esmeralda.

A entrada é Free.. e existem várias trilhas pelo parque. Lugar para lanche e uma ponte suspensa.

Sobre o parque
O Lyn Canion, fica localizado no Lynn Valey, em North Vancouver. A primeira passagem obrigatória no parque é a Suspension Bridge, com 48 metros de comprimento, que te ajudará a passar por cima do Lynn Creek e te dará uma bela vista do Canyon, quase 50m acima do nível do rio.
Ao deixar a ponte, você tem duas opções: virar à esquerda e conhecer o Rice Lake ou seguir à direita e ver as Twin Falls de uma pequena ponte que também atravessa o Canyon.


O Lago
Dizem que no auge do inverno, o lago fica completamente congelado e que se pode andar sobre ele. Mas no verão vale a pena arriscar colocar os pés na agua.. muitas familias brincavam de jogar pedrinhas..


Cachoeira
As Twin Falls não são duas quedas bem bonitas. A água verde e a corredeira rápida, que fica ainda maior com o degelo da primavera, fazem valer o passeio.

Antes de deixar o parque, aproveite para conhecer o Ecology Center, que traz detalhes do local e da natureza que embeleza a região. Com um pequeno cinema e atividades para turistas, é uma boa chance para comprar uma lembrança de lá. Para voltar para casa, basta fazer o caminho contrário, pegando o mesmo ônibus, SeaBus e SkyTrain.

Para chegar lá:
Para chegar lá, é mais do que simples: Basta pegar o SkyTrain e descer na estação Waterfront. Feito isso, siga as placas e pegue o SeaBus.
Na central de ônibus logo na saida do Sea bus, em North Vancouver procure pelas baias 3 ou 6, de onde saem os ônibus 229 e 228, respectivamente. Qualquer um dos dois conduz ao local.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Seguindo em frente sempre...


Amanhã o Marco começa o curso na ESLA. Conseguiu o nível 4 no teste (seria o equivalente ao inicio do intermediário). Vai estudar pela manhã em um curso voltado para o mercado de trabalho, o que é bem legal.

Aos poucos vamos melhorando nosso inglês e nos sentindo mais preparados para buscar emprego. Sabemos que é preciso ter paciência e vencer a ansiedade. Afinal, ainda não faz um mês que estamos aqui...

O apoio aos imigrantes recém chegados é muito bom. Ainda no aeroporto recebemos algumas informações, muitos folhetos e um livro com os endereços de associações de apoio, associações para ajudar a encontrar trabalho, voluntariado, onde tirar cada documento e como funciona um pouco de tudo por aqui.

Fisrt card

Esta semana o primeiro documento canadense chegou as nossas mãos: o Insurance Card... que é o equivalente ao numero de previdência no Brasil e, que aqui e necessário para trabalhar. Já temos conta bancária, telefone, casa.. aos poucos estamos nos ajeitando..

Alem do Esla, já andamos conversando com um consultor para ajudar na busca de emprego, para que possamos conhecer melhor a realidade do mercado de trabalho local e como podemos nos habilitar para ele.
Ah também cursos que te ajudam a fazer "resume" ( 0 currículo daqui) etc, que é um pouquinho diferente do nosso, pois tem que ser bem voltado ao emprego que queremos. Mas, a nossa concentração neste primeiro mês é mesmo no inglês. Sem melhorar a linguagem não da pra querer fazer muita coisa.

Ainda este mês, queremos nos inscrever em algum trabalho voluntário. Alem de ser uma boa experiência, facilita o aprendizado do inglês, a conhecer pessoas e já conta como experiência de trabalho canadense.

Job
O nossa vontade em relação a trabalho é, nesses primeiros meses, conseguir algo meio período. Um trabalho para ir se mantendo (aluguel, comida, pequenas coisas...). Assim conseguimos seguir estudando no outro período. Tanto na minha profissão como na do Marco (jornalista e dentista), precisamos de um bom nível de inglês para conseguir alguma vaga na área.

Além do que, o processo de regularização do diploma, principalmente no caso do Marco leva um bom tempo ( cerca de 1 ano ou mais). No meu caso, a área de comunicação, por ser mais abrangente e como tenho uma experiência diversificada (tv, radio, jornal, assessoria.. ) facilita um pouco mais... Mas eu quero conseguir estudar algo aqui na área de marketing.. talvez.
Assim vamos seguindo. Sonhos, expectativa, ansiedade... não faltam! Mas e preciso ter um bom planejamento a longo prazo para não se frustrar. Essa é a dica que eu deixo para quem vem.. Planejem - se a curto e longo prazo... porque a profusão de sentimentos pode querer te jogar pra baixo às vezes.. mas tem muita coisa legal aqui que te joga pra cima e te dar força e vontade pra seguir em frente. Sem dúvida, para nós, é um desafio que segue valendo muito a pena.




sexta-feira, 20 de março de 2009

Aeeee!!! nos temos celular...

Esta semana compramos um celular. Ja era hora de termos um ponto de contato, ate para conseguir trabalho.

Estava dificil pra mim e o marco, ja que agora, nem sempre podemos estar juntos. Temos escola, busca por trabalho, estamos iniciando uma rotina diaria... o que e muito bom!
Bem.. o sistema de celular do Canada e um pouquinho diferente do Brasil. Estudamos planos de varias empresas (Roger, Tellus, Bell, Fido, etc) antes de encontrar o nosso. A maioria te cobra entre $15 e $45 dolares, em planos pos pago. Os pre pagos nao valem muito a pena, porque vc paga para receber tambem.

Uma das maiores diferencas que senti em relacao aos celulares e que, aqui, se paga por display (sim, vc paga para ver o nome de quem ta te ligando - em media 5 dolares) e tambem paga para ter caixa de mensagens. Outra diferenca, 'e que aqui se paga uma taxa de ativacao do celular, em media cerca de 35 dolares. Somente a Fido te oferece essa taxa de graca.

Fido

A Fido foi a operadora escolhida por nos. Com um plano de $20 e sem taxa de ativacao vamos ter 50 minutos de ligacao free, 50 mensagens de texto, e ligacoes ilimitadas e gratuitas das 7 da noite as 8 da manha. Ah! e recebemos mensagens de graca. Pagamos mais $10 para visualizar o telefone de quem esta ligando e ter caixa postal.

No nosso caso , ainda podiamos optar por ganhar um V3, ou outros 3 tipos de aparelhos de graca, se assinassemos uma fidelidade de dois anos.

Blackberry
Mas a nova mania aqui sao os aparelhos Blackberry e Iphone (fantasticos!, diga de passagem). A maioria das operadoras te oferecem eles de gra'ca, desde que vc assine planos de fidelidade de 2 ou 3 anos.
Os planos para eles saem em torno de 40 dolares (basicao) porque inclui internet e dados. O Iphone, geralmente nao vem de graca, mas dentro destes planos, vc o compra bem barato.

_____________________________


P.S: Ah! Desculpem.. mas ainda nao consegui configurar esse teclado.. nos proximos posts, pretendo usar o meu notebook.

quarta-feira, 18 de março de 2009

News...

Primeiro: desculpem a falta de acentos.. o computador t'a louco aqui hj...

A vida andou meio corrida nos ultimos dias. Mudamos para o nosso cantinho e tinha muita coisa pra organizar, alguns itens basicos pra comprar e o tempo pareci curto. Andamos muito aqui e quando nos damos conta o dia ja se foi.

Agora a vida comeca a entrar num ritmo mais calmo. Esta semana comecei minhas aulas de inmgles. Ainda no Brasil havia pago um mes de curso integral em uma otima escola aqui em vancouver. Depois desse mes, vou para uma escola mais barata e passo a fazer ingles part time.

Neste nosso primeiro mes aqui e importante dar um "up" no ingles. Nao vamos conseguir nada aqui se ele nao estiver mais ou menos. E as primeiras semanas, mesmo para quem fala um pouco, sao de adaptacao a essa nova lingua.

Aqui em Vancouver o ingles tem muitos sotaques. ha muito imigrantes vindos das mais diversas partes do planeta.. entao e preciso acostumar bem o ouvido para entender bem. ter uma boa dose de paciencia tambem e importante.

Nao sinto muita dificuldade em entender.. consigo me comunicar..mas a minha gramatica ainda e muito ruim. Como disse o professor da minha avaliacao: " - O seu ingles nao e ruim, a minha sugestao e que faca aulas de gramatica pela manha, e estude vocabulario e cionversacao a tarde." Bem.. aqui estou eu nas duas classes sugeridas.

ESLA
Marco tambem tem estudado, mas ainda nao esta em nenhum curso. Ontem fez o teste da ESLA ( English Second Language) para saber em que nivel esta. As aulas dele devem comecar no inicio de abril.

O Esla e o programa oferecido, gratuitamente, pelo governo de British Columbia para os imigrantes. Ainda nao sabemos bem se e um bom curso. Algumas pessoas falam bem, outras mal, outras sugerem procurar outras escolas do governo daqui que oferecem cursos melhores com precos mais acessiveis. Vamos esperar o resultado do teste para decidir.

Ouca, escute, fale
Ao contrario dos macaquinhos ai do lado aqui, para melhorar o ingles e importante nao ter vergonha de arriscar. A maioria das pessoas tem bastante paciencia e tentam ajudar como podem. Claro! h'a excessoes e, quando elas acontecem chega a dar dor de cabeca.

O importante e comecar o processo entenda o que dizem.. nao tente ficar traduzindo tudo porque nao da certo. Quando menos espera, vc ve que nao escuta palavra por palavra mas, entende o que estao te dizendo.

Assistir televisao e ouvir radio ajuda bastante no processo de familiarizacao. tambem temso utilizado bastante as bibliotecas daqui. Sao muito boas e oferecem alem de bons livros, bons DVD`s (Filmes, documentarios) e programas para treinar pronuncia.. etc.

Portunhol
Antes de mudar estavamos na casa de amigos aqui. Uma familia chilena que mora aqui h'a 30 anos. Na casa, a vozinha (Izabel) nao fala ingles, entao tinhamos que hablar spanhol.

Na verdade, Marco fala espanhol... eu com uma semana morando la estava falando um idioma completamente maluco: uma mistura de portugues com sotaque espanhol e um pouco de ingles misturado.

Quem me conhece a mais tempo, sabe que eu tenho facilidade para pegar sotaques. Passo uma semana no Sul e volto com o sotaque cantado, uma semana no Para e chio ate hoje.. (rs) Nem a fonoaudiologa conseguiu tirar isso de mim... Aqui entao, o cerebro tava dando no, porque as vezes me pegava embolado a lingua para falar portugues... uma comedia!!! Tenho que ficar atenta em relacao a isso, se nao quando voltar pro Brasil vou estar igual o Mangabeira Unge.. isso ninguem merece!!!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

A saga do aluguel - Parte II

Voltando a saga do aluguel: Uma das primeiras coisas que tivemos que aprender na nossa busca era que tipo de casa queriamos e o preço que se paga por cada lugar. Aqui, dificilmente vc vai encontrar um bom lugar abaixo de 700 dolares canadenses por mês. Para quem ganha em dólar é um preço razoável, mas para quem ainda não tem dolares entrando pode assustar um pouco.


Outra coisa que vc tem que decidir é o tipo de casa. Nossas primeiras visitas foram a "basement" - É um apartamento no subsolo das casas. Uma espécie de porão. A maioria é mobiliado, com um ou dois quartos e um banheiro; sala e cozinha. As contas (utilities) costumam ser inclusas no preço do aluguel. A desvantagem, no meu ponto de vista, é que como aqui as casas são de madeira, vc não tem muita privacidade.

Vc também pode ver um "Bachelor" ou uma "suite", que são como nossas kitchnet aí no Brasil. Um quarto e sala/ cozinha. É o nosso caso... alugamos um apartment suite na fraser street (east vancouver). Ainda não tenho fotos por dentro, mas posso adiantar que é pequenino e aconchegante.

Todos os apartamentos (suite) aqui já vem com armarios de cozinha, geladeira e fogão. Um banheiro e closet. Agora precisamos ir atrás de uma cama e alguns objetos e eletrodomesticos básicos. A água e o aquecimento é incluso no aluguel, mas vamos ter que pagar luz e colocar internet e telefone em casa. A suite é toda no carpete (que tá novinho) tem boas janelas e uma sacada fofissima com vista para as montanhas. Estamos felizes em começar a nossa vida em Vancouver naquele cantinho.
Fotos
1. Basement - é a parte de baixo da casa.
2. Esse é o prédio onde vamos morar a partir de domingo.

quinta-feira, 12 de março de 2009

A Busca do Aluguel - parte I
















Nos últimos dias a busca por um lugar para morar tomou todo o nosso tempo e pensamentos. Eu que nunca tinha morado de aluguel e, que aluguei minha casa em Palmas com uma certa facilidade, nunca pensei que aqui este tema me tomaria tanta bateçao de perna, cliques na internet e uma prova difícil de inglês no telefone. Tudo um grande aprendizado.

Bem.. Nossa primeira descoberta foi que não adiantava ficar andando pela vizinhança ou pelos bairros. As pessoas aqui não costumam colocar placas de "rent" e as poucas que encontramos não nos ajudaram em nada, porque os telefones não atendiam.

Descobrimos então que o ideal mesmo é seguir pela net. O povo aqui usa muita internet. Até para dar alguma coisa, vc entra nos classificados e lá está a seção "Free" onde as pessoas anunciam aquilo que querem dar.

Craiglist e afins...
O site mais conhecido aqui é a craiglist.. um site de classificados on line, onde as pessoas anunciam de tudo... Outro muito bom é o Kijiji... Mas na busca do aluguel outros sites locais especializados nisso também ajudam como rentbc.

Outra importante decisão aqui é a região em que se prefere morar. Vancouver é uma cidade mediana e tem uma área metropolitana enorme: Burnaby, Surrey, New Westminster, Richmond.. etc. O ideal para seres que ainda não possuem carro, como nós, é viver o mais perto do metrô ou de um ônibus que nos levem ao skytrain - como é chamado o metrô daqui.

Prova de inglês
Depois de olha, anota, manda e-mail... veio a parte mais difícil para nós. A maioria dos contatos se faz por telefone (Claro!) mas, para quem tem um inglês não muito bom como o nosso.. ih!! prova difícil.

Pessoalmente eu me viro bem.. consigo entender as pessoas e manter uma comunicação básica, mas por telefone é muito mais complicado. As pessoas parecem falar mais rápido e a diversidade de sotaques de Vancouver não te ajuda muito.. rs. Para mim o sotaque mais complicado de entender é dos idosos asiáticos.. parecem falar para dentro.. Os árabes ou indianos falam muito rápido e também não é muito fácil de entender por telefone.

Com erros e tropeços.. pedidos de fale um pouco mais devagar.. repetir a frase e soletrar o endereço, fui me virando.. mas dava vontade de chorar quando sabia que eu teria que ir ao orelhão d novo, com minha bolsa de moedinhas. (Aqui uma ligação no telefone público custa 25 centavos... Com este valor se fala quanto tempo quiser, já que é cobrado por ligação e não por pulsos, como no Brasil.)

Rosa .. Rôsa
Em uma das ligações, ká estou eu com minha lista de telefones. Umas das ofertas de apartamento pede que eu ligue para Rosa. Pensei comigo: com este nome deve ser latina ou portuguesa... Marco fala espanhol, então esta ele fala.

Quando atendeu pedi:
-Can I speak with Rosa? (Posso falar com a Rósa?)
-No.. its Rôsa.. (Nô, é Rôsa... respondeu-me com o sotaque asiático.. e lá fui eu pra mais uma conversa em inglês)

Conhecendo a pessoalmente,descobri que é koreana e que o marido também koreano, se chama Antônio. Um casal simpático e cheio de energia que vão ser, a partir do próximo domingo, meus síndicos ou management.

domingo, 8 de março de 2009

Daylight Saving Time

Hoje os relógios canadenses foram adiantados em 1 hora. Começa o horário de verão que, aqui, é conhecido como "Daylight Saving Time".


Nós, aqui em Vancouver, estamos agora só 4 horas a menos que no Brasil.


O "Daylight Saving Time" começa sempre no segundo domingo de março e, termina no primeiro de domingo de novembro.


Primeiro dia de neve em Vancouver.

Hoje estávamos em mais uma de nossas caminhadas atrás de um cantinho nosso pra alugar quando sentimos "na pele" nossos primeiros flocos de neve em Vancouver.

Começou tímida, daquela que derrete antes de chegar ao chão e foi tomando corpo e nos avisando que era melhor voltar pra casa, já que saímos sem a jaqueta impermeável ou sombrinha.


O canal do tempo, nos avisou que aqui por perto, em seatle nos E.U.A (fica a 2 horas de carro daqui) está tendo tempestade de neve. Em Vancouver a previsão não é tão rigorosa, mas lá fora, as ruas já começam a ficar branquinhas.


A neve é uma coisa engraçada. No primeiro momento, nós brasileiros de terras quentes, ficamos maravilhados. É lindo!.. a segunda vontade é de brincar na neve, tirar fotos... Depois a vontade é de correr e ir pra um lugar quentinho.

Neve é ruim pra caminhar, atrapalha o transito .. mas é lindo! pelo menos na minha recente opinião. rs .. Adoro ver aqueles floquinhos caindo do céu.

Curiosidades
A neve é um problema de maior importância em vias públicas em geral, especialmente em temperaturas entre 2°C e -5°C (foi o nosso caso hoje. Aqui temos uma temperatura de 1C, quando a neve que cai é húmida, ou derrete com relativa facilidade, sendo um agravante de acidentes, visto que facilita a derrapagem de veículos transitando nas vias públicas.

No entanto, a neve acumulada sobre o solo conserva a temperatura dele mais elevada do que se o chão estivesse descoberto. Assim, em regiões agrícolas, ela protege as raízes das plantas, evitando o congelamento.


Fotos
1. Janela do nosso quarto provisório aqui em Vancouver;
2. Foto do quintal da casa começando a ficar branquinho;
3. Marco curtindo os primeiros flocos de neve.

(By Daianne)

sábado, 7 de março de 2009

Start!

Até que enfim aqui vou começar a colocar esse blog na ativa. A correria dos primeiros dias em Vancouver tomou e ainda toma um bocado do meu tempo, mas é assim mesmo.

Este espaço aqui é um compromisso que queremos ter conosco, com nossas familias e amigos. Um jeito de mandar noticias, impressões, desejos, etc etc etc...

Então... START!

A Viagem
Saimos de São Paulo as 21h30 da noite, depois de um dia inteiro no aeroporto de Guarulhos. A viagem até Toronto durou mais ou menos umas 10 horas. Foi tranquila e não tão cansativo. A ansiedade de pisar em solo canadense estava até controlada.. rs

Logo ao descer eu e Marco fizemos a imigração e ouvimos a deliciosa frase: "Welcome to Canada!". Marco já entregou e preencheu todos os documentos para receber o cartão de residente permanente que deve chegar em nosso endereço em 6 semanas.

Terminada a fase Toronto, seguimos para Vancouver. Mais 5 horas de vôo... estes sim; bem mais cansativo. Parece que não chegavamos nunca. No caminho uma paisagem branca e gelada.

O mais bonito de ver são as montanhas rochosas, que fazem a gente se sentir pequenos.


Vancouver
Chegamos em Vancouver as 10h30 da manhã (horário local com 5 horas a menos que no Brasil). Passamos pelo setor de recepção a imigrantes e, depois de pegar calhamaços de informações, seguimos para nossa nova vida.

Caminho das Indias
Um motorista indiano que vive aqui a 20 anos nos levou até Burnaby. Uma figura!

Depois de falar sobre Vancouver, tive que agradecer a Glória Perez e sua novela "caminho das Indias", as informações para um conversa sobre a India.

Cinco minutos depois o motorista olha pra nós e solta a frase:

- Vi que voce viu filmes sobre a India heim? rs
- rs.. é tem uma novela no Brasil. ...

Eita stereotipo danado!

Bem, isso já tá virando um conto e não é essa a intenção. Vou ficando por aqui...

Estamos em Burnaby - área metropolitana de Vancouver, na casa de uma familia, sobre a qual conto mais depois...



Fui! ( Daida)

terça-feira, 31 de março de 2009

Lynn Canion park

Esta semana o sol ja nos presenteou duas vezes com a sua presença. Ô coisa boa !!! Aproveitando isso, no último domingo resolvemos passear um pouco por vancouver. Fomos conhecer o Lyin Canion park. Um parque em North Vancouver que eu recomendo a todos.

O lugar tem uma floresta linda com cachoeiras e um lago bem legal. A cor da água foi o que mais chamou nossa atenção: verde esmeralda.

A entrada é Free.. e existem várias trilhas pelo parque. Lugar para lanche e uma ponte suspensa.

Sobre o parque
O Lyn Canion, fica localizado no Lynn Valey, em North Vancouver. A primeira passagem obrigatória no parque é a Suspension Bridge, com 48 metros de comprimento, que te ajudará a passar por cima do Lynn Creek e te dará uma bela vista do Canyon, quase 50m acima do nível do rio.
Ao deixar a ponte, você tem duas opções: virar à esquerda e conhecer o Rice Lake ou seguir à direita e ver as Twin Falls de uma pequena ponte que também atravessa o Canyon.


O Lago
Dizem que no auge do inverno, o lago fica completamente congelado e que se pode andar sobre ele. Mas no verão vale a pena arriscar colocar os pés na agua.. muitas familias brincavam de jogar pedrinhas..


Cachoeira
As Twin Falls não são duas quedas bem bonitas. A água verde e a corredeira rápida, que fica ainda maior com o degelo da primavera, fazem valer o passeio.

Antes de deixar o parque, aproveite para conhecer o Ecology Center, que traz detalhes do local e da natureza que embeleza a região. Com um pequeno cinema e atividades para turistas, é uma boa chance para comprar uma lembrança de lá. Para voltar para casa, basta fazer o caminho contrário, pegando o mesmo ônibus, SeaBus e SkyTrain.

Para chegar lá:
Para chegar lá, é mais do que simples: Basta pegar o SkyTrain e descer na estação Waterfront. Feito isso, siga as placas e pegue o SeaBus.
Na central de ônibus logo na saida do Sea bus, em North Vancouver procure pelas baias 3 ou 6, de onde saem os ônibus 229 e 228, respectivamente. Qualquer um dos dois conduz ao local.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Seguindo em frente sempre...


Amanhã o Marco começa o curso na ESLA. Conseguiu o nível 4 no teste (seria o equivalente ao inicio do intermediário). Vai estudar pela manhã em um curso voltado para o mercado de trabalho, o que é bem legal.

Aos poucos vamos melhorando nosso inglês e nos sentindo mais preparados para buscar emprego. Sabemos que é preciso ter paciência e vencer a ansiedade. Afinal, ainda não faz um mês que estamos aqui...

O apoio aos imigrantes recém chegados é muito bom. Ainda no aeroporto recebemos algumas informações, muitos folhetos e um livro com os endereços de associações de apoio, associações para ajudar a encontrar trabalho, voluntariado, onde tirar cada documento e como funciona um pouco de tudo por aqui.

Fisrt card

Esta semana o primeiro documento canadense chegou as nossas mãos: o Insurance Card... que é o equivalente ao numero de previdência no Brasil e, que aqui e necessário para trabalhar. Já temos conta bancária, telefone, casa.. aos poucos estamos nos ajeitando..

Alem do Esla, já andamos conversando com um consultor para ajudar na busca de emprego, para que possamos conhecer melhor a realidade do mercado de trabalho local e como podemos nos habilitar para ele.
Ah também cursos que te ajudam a fazer "resume" ( 0 currículo daqui) etc, que é um pouquinho diferente do nosso, pois tem que ser bem voltado ao emprego que queremos. Mas, a nossa concentração neste primeiro mês é mesmo no inglês. Sem melhorar a linguagem não da pra querer fazer muita coisa.

Ainda este mês, queremos nos inscrever em algum trabalho voluntário. Alem de ser uma boa experiência, facilita o aprendizado do inglês, a conhecer pessoas e já conta como experiência de trabalho canadense.

Job
O nossa vontade em relação a trabalho é, nesses primeiros meses, conseguir algo meio período. Um trabalho para ir se mantendo (aluguel, comida, pequenas coisas...). Assim conseguimos seguir estudando no outro período. Tanto na minha profissão como na do Marco (jornalista e dentista), precisamos de um bom nível de inglês para conseguir alguma vaga na área.

Além do que, o processo de regularização do diploma, principalmente no caso do Marco leva um bom tempo ( cerca de 1 ano ou mais). No meu caso, a área de comunicação, por ser mais abrangente e como tenho uma experiência diversificada (tv, radio, jornal, assessoria.. ) facilita um pouco mais... Mas eu quero conseguir estudar algo aqui na área de marketing.. talvez.
Assim vamos seguindo. Sonhos, expectativa, ansiedade... não faltam! Mas e preciso ter um bom planejamento a longo prazo para não se frustrar. Essa é a dica que eu deixo para quem vem.. Planejem - se a curto e longo prazo... porque a profusão de sentimentos pode querer te jogar pra baixo às vezes.. mas tem muita coisa legal aqui que te joga pra cima e te dar força e vontade pra seguir em frente. Sem dúvida, para nós, é um desafio que segue valendo muito a pena.




sexta-feira, 20 de março de 2009

Aeeee!!! nos temos celular...

Esta semana compramos um celular. Ja era hora de termos um ponto de contato, ate para conseguir trabalho.

Estava dificil pra mim e o marco, ja que agora, nem sempre podemos estar juntos. Temos escola, busca por trabalho, estamos iniciando uma rotina diaria... o que e muito bom!
Bem.. o sistema de celular do Canada e um pouquinho diferente do Brasil. Estudamos planos de varias empresas (Roger, Tellus, Bell, Fido, etc) antes de encontrar o nosso. A maioria te cobra entre $15 e $45 dolares, em planos pos pago. Os pre pagos nao valem muito a pena, porque vc paga para receber tambem.

Uma das maiores diferencas que senti em relacao aos celulares e que, aqui, se paga por display (sim, vc paga para ver o nome de quem ta te ligando - em media 5 dolares) e tambem paga para ter caixa de mensagens. Outra diferenca, 'e que aqui se paga uma taxa de ativacao do celular, em media cerca de 35 dolares. Somente a Fido te oferece essa taxa de graca.

Fido

A Fido foi a operadora escolhida por nos. Com um plano de $20 e sem taxa de ativacao vamos ter 50 minutos de ligacao free, 50 mensagens de texto, e ligacoes ilimitadas e gratuitas das 7 da noite as 8 da manha. Ah! e recebemos mensagens de graca. Pagamos mais $10 para visualizar o telefone de quem esta ligando e ter caixa postal.

No nosso caso , ainda podiamos optar por ganhar um V3, ou outros 3 tipos de aparelhos de graca, se assinassemos uma fidelidade de dois anos.

Blackberry
Mas a nova mania aqui sao os aparelhos Blackberry e Iphone (fantasticos!, diga de passagem). A maioria das operadoras te oferecem eles de gra'ca, desde que vc assine planos de fidelidade de 2 ou 3 anos.
Os planos para eles saem em torno de 40 dolares (basicao) porque inclui internet e dados. O Iphone, geralmente nao vem de graca, mas dentro destes planos, vc o compra bem barato.

_____________________________


P.S: Ah! Desculpem.. mas ainda nao consegui configurar esse teclado.. nos proximos posts, pretendo usar o meu notebook.

quarta-feira, 18 de março de 2009

News...

Primeiro: desculpem a falta de acentos.. o computador t'a louco aqui hj...

A vida andou meio corrida nos ultimos dias. Mudamos para o nosso cantinho e tinha muita coisa pra organizar, alguns itens basicos pra comprar e o tempo pareci curto. Andamos muito aqui e quando nos damos conta o dia ja se foi.

Agora a vida comeca a entrar num ritmo mais calmo. Esta semana comecei minhas aulas de inmgles. Ainda no Brasil havia pago um mes de curso integral em uma otima escola aqui em vancouver. Depois desse mes, vou para uma escola mais barata e passo a fazer ingles part time.

Neste nosso primeiro mes aqui e importante dar um "up" no ingles. Nao vamos conseguir nada aqui se ele nao estiver mais ou menos. E as primeiras semanas, mesmo para quem fala um pouco, sao de adaptacao a essa nova lingua.

Aqui em Vancouver o ingles tem muitos sotaques. ha muito imigrantes vindos das mais diversas partes do planeta.. entao e preciso acostumar bem o ouvido para entender bem. ter uma boa dose de paciencia tambem e importante.

Nao sinto muita dificuldade em entender.. consigo me comunicar..mas a minha gramatica ainda e muito ruim. Como disse o professor da minha avaliacao: " - O seu ingles nao e ruim, a minha sugestao e que faca aulas de gramatica pela manha, e estude vocabulario e cionversacao a tarde." Bem.. aqui estou eu nas duas classes sugeridas.

ESLA
Marco tambem tem estudado, mas ainda nao esta em nenhum curso. Ontem fez o teste da ESLA ( English Second Language) para saber em que nivel esta. As aulas dele devem comecar no inicio de abril.

O Esla e o programa oferecido, gratuitamente, pelo governo de British Columbia para os imigrantes. Ainda nao sabemos bem se e um bom curso. Algumas pessoas falam bem, outras mal, outras sugerem procurar outras escolas do governo daqui que oferecem cursos melhores com precos mais acessiveis. Vamos esperar o resultado do teste para decidir.

Ouca, escute, fale
Ao contrario dos macaquinhos ai do lado aqui, para melhorar o ingles e importante nao ter vergonha de arriscar. A maioria das pessoas tem bastante paciencia e tentam ajudar como podem. Claro! h'a excessoes e, quando elas acontecem chega a dar dor de cabeca.

O importante e comecar o processo entenda o que dizem.. nao tente ficar traduzindo tudo porque nao da certo. Quando menos espera, vc ve que nao escuta palavra por palavra mas, entende o que estao te dizendo.

Assistir televisao e ouvir radio ajuda bastante no processo de familiarizacao. tambem temso utilizado bastante as bibliotecas daqui. Sao muito boas e oferecem alem de bons livros, bons DVD`s (Filmes, documentarios) e programas para treinar pronuncia.. etc.

Portunhol
Antes de mudar estavamos na casa de amigos aqui. Uma familia chilena que mora aqui h'a 30 anos. Na casa, a vozinha (Izabel) nao fala ingles, entao tinhamos que hablar spanhol.

Na verdade, Marco fala espanhol... eu com uma semana morando la estava falando um idioma completamente maluco: uma mistura de portugues com sotaque espanhol e um pouco de ingles misturado.

Quem me conhece a mais tempo, sabe que eu tenho facilidade para pegar sotaques. Passo uma semana no Sul e volto com o sotaque cantado, uma semana no Para e chio ate hoje.. (rs) Nem a fonoaudiologa conseguiu tirar isso de mim... Aqui entao, o cerebro tava dando no, porque as vezes me pegava embolado a lingua para falar portugues... uma comedia!!! Tenho que ficar atenta em relacao a isso, se nao quando voltar pro Brasil vou estar igual o Mangabeira Unge.. isso ninguem merece!!!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

A saga do aluguel - Parte II

Voltando a saga do aluguel: Uma das primeiras coisas que tivemos que aprender na nossa busca era que tipo de casa queriamos e o preço que se paga por cada lugar. Aqui, dificilmente vc vai encontrar um bom lugar abaixo de 700 dolares canadenses por mês. Para quem ganha em dólar é um preço razoável, mas para quem ainda não tem dolares entrando pode assustar um pouco.


Outra coisa que vc tem que decidir é o tipo de casa. Nossas primeiras visitas foram a "basement" - É um apartamento no subsolo das casas. Uma espécie de porão. A maioria é mobiliado, com um ou dois quartos e um banheiro; sala e cozinha. As contas (utilities) costumam ser inclusas no preço do aluguel. A desvantagem, no meu ponto de vista, é que como aqui as casas são de madeira, vc não tem muita privacidade.

Vc também pode ver um "Bachelor" ou uma "suite", que são como nossas kitchnet aí no Brasil. Um quarto e sala/ cozinha. É o nosso caso... alugamos um apartment suite na fraser street (east vancouver). Ainda não tenho fotos por dentro, mas posso adiantar que é pequenino e aconchegante.

Todos os apartamentos (suite) aqui já vem com armarios de cozinha, geladeira e fogão. Um banheiro e closet. Agora precisamos ir atrás de uma cama e alguns objetos e eletrodomesticos básicos. A água e o aquecimento é incluso no aluguel, mas vamos ter que pagar luz e colocar internet e telefone em casa. A suite é toda no carpete (que tá novinho) tem boas janelas e uma sacada fofissima com vista para as montanhas. Estamos felizes em começar a nossa vida em Vancouver naquele cantinho.
Fotos
1. Basement - é a parte de baixo da casa.
2. Esse é o prédio onde vamos morar a partir de domingo.

quinta-feira, 12 de março de 2009

A Busca do Aluguel - parte I
















Nos últimos dias a busca por um lugar para morar tomou todo o nosso tempo e pensamentos. Eu que nunca tinha morado de aluguel e, que aluguei minha casa em Palmas com uma certa facilidade, nunca pensei que aqui este tema me tomaria tanta bateçao de perna, cliques na internet e uma prova difícil de inglês no telefone. Tudo um grande aprendizado.

Bem.. Nossa primeira descoberta foi que não adiantava ficar andando pela vizinhança ou pelos bairros. As pessoas aqui não costumam colocar placas de "rent" e as poucas que encontramos não nos ajudaram em nada, porque os telefones não atendiam.

Descobrimos então que o ideal mesmo é seguir pela net. O povo aqui usa muita internet. Até para dar alguma coisa, vc entra nos classificados e lá está a seção "Free" onde as pessoas anunciam aquilo que querem dar.

Craiglist e afins...
O site mais conhecido aqui é a craiglist.. um site de classificados on line, onde as pessoas anunciam de tudo... Outro muito bom é o Kijiji... Mas na busca do aluguel outros sites locais especializados nisso também ajudam como rentbc.

Outra importante decisão aqui é a região em que se prefere morar. Vancouver é uma cidade mediana e tem uma área metropolitana enorme: Burnaby, Surrey, New Westminster, Richmond.. etc. O ideal para seres que ainda não possuem carro, como nós, é viver o mais perto do metrô ou de um ônibus que nos levem ao skytrain - como é chamado o metrô daqui.

Prova de inglês
Depois de olha, anota, manda e-mail... veio a parte mais difícil para nós. A maioria dos contatos se faz por telefone (Claro!) mas, para quem tem um inglês não muito bom como o nosso.. ih!! prova difícil.

Pessoalmente eu me viro bem.. consigo entender as pessoas e manter uma comunicação básica, mas por telefone é muito mais complicado. As pessoas parecem falar mais rápido e a diversidade de sotaques de Vancouver não te ajuda muito.. rs. Para mim o sotaque mais complicado de entender é dos idosos asiáticos.. parecem falar para dentro.. Os árabes ou indianos falam muito rápido e também não é muito fácil de entender por telefone.

Com erros e tropeços.. pedidos de fale um pouco mais devagar.. repetir a frase e soletrar o endereço, fui me virando.. mas dava vontade de chorar quando sabia que eu teria que ir ao orelhão d novo, com minha bolsa de moedinhas. (Aqui uma ligação no telefone público custa 25 centavos... Com este valor se fala quanto tempo quiser, já que é cobrado por ligação e não por pulsos, como no Brasil.)

Rosa .. Rôsa
Em uma das ligações, ká estou eu com minha lista de telefones. Umas das ofertas de apartamento pede que eu ligue para Rosa. Pensei comigo: com este nome deve ser latina ou portuguesa... Marco fala espanhol, então esta ele fala.

Quando atendeu pedi:
-Can I speak with Rosa? (Posso falar com a Rósa?)
-No.. its Rôsa.. (Nô, é Rôsa... respondeu-me com o sotaque asiático.. e lá fui eu pra mais uma conversa em inglês)

Conhecendo a pessoalmente,descobri que é koreana e que o marido também koreano, se chama Antônio. Um casal simpático e cheio de energia que vão ser, a partir do próximo domingo, meus síndicos ou management.

domingo, 8 de março de 2009

Daylight Saving Time

Hoje os relógios canadenses foram adiantados em 1 hora. Começa o horário de verão que, aqui, é conhecido como "Daylight Saving Time".


Nós, aqui em Vancouver, estamos agora só 4 horas a menos que no Brasil.


O "Daylight Saving Time" começa sempre no segundo domingo de março e, termina no primeiro de domingo de novembro.


Primeiro dia de neve em Vancouver.

Hoje estávamos em mais uma de nossas caminhadas atrás de um cantinho nosso pra alugar quando sentimos "na pele" nossos primeiros flocos de neve em Vancouver.

Começou tímida, daquela que derrete antes de chegar ao chão e foi tomando corpo e nos avisando que era melhor voltar pra casa, já que saímos sem a jaqueta impermeável ou sombrinha.


O canal do tempo, nos avisou que aqui por perto, em seatle nos E.U.A (fica a 2 horas de carro daqui) está tendo tempestade de neve. Em Vancouver a previsão não é tão rigorosa, mas lá fora, as ruas já começam a ficar branquinhas.


A neve é uma coisa engraçada. No primeiro momento, nós brasileiros de terras quentes, ficamos maravilhados. É lindo!.. a segunda vontade é de brincar na neve, tirar fotos... Depois a vontade é de correr e ir pra um lugar quentinho.

Neve é ruim pra caminhar, atrapalha o transito .. mas é lindo! pelo menos na minha recente opinião. rs .. Adoro ver aqueles floquinhos caindo do céu.

Curiosidades
A neve é um problema de maior importância em vias públicas em geral, especialmente em temperaturas entre 2°C e -5°C (foi o nosso caso hoje. Aqui temos uma temperatura de 1C, quando a neve que cai é húmida, ou derrete com relativa facilidade, sendo um agravante de acidentes, visto que facilita a derrapagem de veículos transitando nas vias públicas.

No entanto, a neve acumulada sobre o solo conserva a temperatura dele mais elevada do que se o chão estivesse descoberto. Assim, em regiões agrícolas, ela protege as raízes das plantas, evitando o congelamento.


Fotos
1. Janela do nosso quarto provisório aqui em Vancouver;
2. Foto do quintal da casa começando a ficar branquinho;
3. Marco curtindo os primeiros flocos de neve.

(By Daianne)

sábado, 7 de março de 2009

Start!

Até que enfim aqui vou começar a colocar esse blog na ativa. A correria dos primeiros dias em Vancouver tomou e ainda toma um bocado do meu tempo, mas é assim mesmo.

Este espaço aqui é um compromisso que queremos ter conosco, com nossas familias e amigos. Um jeito de mandar noticias, impressões, desejos, etc etc etc...

Então... START!

A Viagem
Saimos de São Paulo as 21h30 da noite, depois de um dia inteiro no aeroporto de Guarulhos. A viagem até Toronto durou mais ou menos umas 10 horas. Foi tranquila e não tão cansativo. A ansiedade de pisar em solo canadense estava até controlada.. rs

Logo ao descer eu e Marco fizemos a imigração e ouvimos a deliciosa frase: "Welcome to Canada!". Marco já entregou e preencheu todos os documentos para receber o cartão de residente permanente que deve chegar em nosso endereço em 6 semanas.

Terminada a fase Toronto, seguimos para Vancouver. Mais 5 horas de vôo... estes sim; bem mais cansativo. Parece que não chegavamos nunca. No caminho uma paisagem branca e gelada.

O mais bonito de ver são as montanhas rochosas, que fazem a gente se sentir pequenos.


Vancouver
Chegamos em Vancouver as 10h30 da manhã (horário local com 5 horas a menos que no Brasil). Passamos pelo setor de recepção a imigrantes e, depois de pegar calhamaços de informações, seguimos para nossa nova vida.

Caminho das Indias
Um motorista indiano que vive aqui a 20 anos nos levou até Burnaby. Uma figura!

Depois de falar sobre Vancouver, tive que agradecer a Glória Perez e sua novela "caminho das Indias", as informações para um conversa sobre a India.

Cinco minutos depois o motorista olha pra nós e solta a frase:

- Vi que voce viu filmes sobre a India heim? rs
- rs.. é tem uma novela no Brasil. ...

Eita stereotipo danado!

Bem, isso já tá virando um conto e não é essa a intenção. Vou ficando por aqui...

Estamos em Burnaby - área metropolitana de Vancouver, na casa de uma familia, sobre a qual conto mais depois...



Fui! ( Daida)