"Alice in Wonderland" ou Alice no pais das maravilhas, é a obra mais conhecida de Lewis Carroll e uma das mais célebres do gênero literário nonsense, sendo considerada obra clássica da literatura inglesa..
Estou falando desse livro porque este fim de semana, dezenas de Alice’s circularam em um parque aqui em Vancouver. Alices altas, baixinhas, loirinhas, morenas ou asiáticas... comportadas, improvisadas ou sexy... o importante era sentir se parte de um mundo fantástico.
Além da personagem principal Alice, ainda encontramos o chapeleiro louco, uma mesa montada para o chá, cavaleiros, rainhas, coelhos.... e outros personagens fantásticos, alguns que não estavam na obra de Lewis Carrol, mas que resolveram visitar o “trout Lake Park” assim mesmo.
Este foi o 15 ano do festival Alice in Wonderland tea party. Muita gente foi fantasiada e outros só para se divertir, fazer piquenique no parque ou rir um pouco das fantasias.
Também teve apresentações teatrais e uma grande mesa com bolo, frutas e chá, para que quisesse provar. Tudo by donation, ou seja vc pagava quanto pudesse pela comida.. ou levava a sua própria, como alguns grupos fizeram.
Ah! Também teve banda e até uma parada de Alice’s.
Sobre o livro
O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropormoficas.
A obra faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro.
Essa obra foi fundadora de um novo jeito de história, o surrealismo, e tem uma enorme importância literária, sendo uma história aparentemente infantil, porem com uma mensagem subliminar que poucos conseguem compreender.
O livro pode ser interpretado de várias maneiras. Uma das interpretações diz que a história representa a adolescência, com uma entrada súbita e inesperada (a queda na toca do coelho, iniciando a aventura), além das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto de ela dizer que não sabe mais quem é após tantas transformações (o que se identifica com a psicologia adolescente). Também é possível dizer que a obra faz referências a questões de lógica e à matemática, matéria que Carroll lecionava. Um exemplo é o debate que Alice faz com o Chapeleiro e a Lebre de Março sobre relações inversas (o Chapeleiro argumenta que ver o que se come não é o mesmo que comer o que se vê.
"Você pode chegar a qualquer parte, sempre que andar o suficiente." – Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas.
Mais fotos do Festival
Nenhum comentário:
Postar um comentário