Um titulo sugestivo talvez, mas o motivo é que tenho encontrado muitas semelhanças entre Vancouver e o litoral catarinense. Alguns pontos desta cidade tem trazido a minha mente, lembranças das cidades catarinenses onde tive o prazer de morar por muito tempo como Balneário Camboriú e Florianópolis.
A primeira dessas semelhanças me encontra com mais freqüência; principalmente quando vou ao trabalho em North Vancouver e de lá vejo o centro da cosmopolita Vancouver: o mar e exuberantes arranhas-céu que muito me lembram Balneário Camboriu com seus predios modernos e charmosos.
No entanto, quando revisito a Balneário dos anos 80, com uma arquitetura mais nostálgica de prédios quadrados, como os velhos edifícios Miramar, Imperador e o Diplomata, é para a English Bay que eu viajo.
Quando passo pela English Bay, sempre fico um pouco nostálgico, sentindo o que era a minha Balneário Camboriu com turistas vindos de todas as partes do Brasil e do Mercosul para usufruir as praias e as belezas naturais de Balneário Camboriu.
Na última terça-feira, fui a Victória e durante a viagem, enquanto avistava a ilha de Vancouver recordava de Ilha de Florianopolis vista da cidade de Governador Celso Ramos. Quem já teve a oportunidade de visitar Governador celso Ramos vai se lembrar que, de todas as suas principais praias é possível avistar Ilha de Santa Catarina – Florianopolis.
Mas de todas as semelhanças que fui encontrando por aqui, a que mais me chama a atenção e a vista noturna da Lions Gate Bridge, que muito se parece com a ponte Hercílio Luz, marca registrada de Florianópolis.
Ambas mostram toda a sua beleza quando o sol se põe e as luzes se acendem. Da mesma maneira que, as duas, tem uma história de muito esforço e dedicação empregado em sua construção. História que, para mim, sempre foi inspiração para superar obstáculos e prosseguir na busca de meus projetos. Na foto ai do lado, se vc se confundiu, a resposta estara no final do texto.
Em Florianópolis, enquanto fazia faculdade, sempre me surpreendia observando a ponte Hercílio Dias, que é motivo de muito orgulho para aquela cidade, assim como a Lions Gate aqui.
Agora, nesta nova vida, com novos projetos para construir e metas para alcançar, me conforta observar a Lions Gate e saber que, como muitos vancouverites, posso ter aquele monumento histórico e arquitetônico como fonte de inspiração.
Agora observe vc mesmo as fotos ai e talvez, vc descubra que elas são mesmo muito parecidas ou que, na verdade, a única semelhança entre elas é que todas fazem parte de mim e da minha história.
(Pra esclarecer, na foto das pontes a de cima é a Lions Gate Bridge e abaixo a ponte Hercilio Luz)
See you
texto postado por Marco.
Aêêê!!! Marco se arriscou a escrever algo no blog. Fico feliz! spero que vc escreva mais amorzinho...
ResponderExcluirBjinhos..
Muito bem observado. Eu não conheço Vancouver mas já fui a Camburiú. É um privilégio morar em um lugar tão lindo quanto o lugar que vc deixou no Brasil mas com a segurança e tranquilidade do Canadá.
ResponderExcluirEu estou voltando a minha infância: Toronto tem muitas coisas parecidas com a cidade de São Paulo da minha infância. Estou super feliz de ver meus filhos com as mesmas oportunidades que eu tive.
um abraço e escreva sempre!!
Marilena
Oi Marco,
ResponderExcluirEu conheço Floripa e agora moro em North Van. Realmente olhando as fotos, podemos lembrar a linda Floripa.
Que bom q vc tá trabalhando. E a Daiane também já encontrou trabalho? to torcendo por vcs.
Ah! vc escreve muito bem. Escreve mais.
Inté, Neuzinha
Fiquei feliz que você teve tão linda inspiração e motivou-se a escrever- Escrever é um ato generoso- compartilhar de si para com os outros é uma demonstração de amor, mormente quando falamos de nossas vidas. As fotos reamente demonstram muita semelhança entre vancouver e a Santa e bela Catarina e a gente fica orgulhoso de nossa terra.Adorei a forma como abordaste o assunto. Parabéns. Beijos
ResponderExcluir